12 de novembro de 2013

DVD e CD "CARTA DE AMOR"


O show traz sucessos de sua carreira, músicas do novo CD e canções inéditas em sua voz. No roteiro, canções do novo disco como "Casablanca" e "Barulho" (ambas de Roque Ferreira), "Velho Francisco" (Chico Buarque), "Salmo" (Rafael Rabelo/ Paulo Cesar Pinheiro) e "Carta de Amor" – esta que inspirou o título do álbum. Entre as músicas interpretadas por ela pela primeira vez, composições de Caetano Veloso ("Não Enche"), Arnaldo Antunes ("A Casa é Sua") e do português Pedro Abrunhosa ("Quem Me Leva os Meus Fantasmas"), além da inédita "Em Estado de Poesia", de Chico César. E ainda no roteiro, um medley de sambas de roda ligados por linha tênue à chula, costurados por "Reconvexo" (Caetano Veloso), sem deixar o Brasil rural de lado e sem esquecer os clássicos de seu repertório. “O show vem do disco; é a base de onde eu parti, da mudança sonora que fiz ali com vários músicos”, conta Bethânia. “O título do show não se refere apenas à faixa do disco “Carta de Amor”, mas a todo tipo de amor que canto no show: o amor maduro, o amor inconstante, o amor traído, o amor eterno, o passageiro, o triste, o alegre...”, completa.

Abaixo a capa do DVD e dos CDS:





Faixas do DVD:

1. Canções e Momentos
2. Sangrando
3. Salmo
4. A Dona do Raio e do Vento
5. Cântico Negro (Texto)/ Não Enche
6. Fogueira
7. Casablanca
8. Na Primeira Manhã
9. Calúnia
10. Negue
11. Barulho
12. Fera Ferida
13. Quem me Leva os Meus Fantasmas
14. Cais/ Maria, Maria
15. Festa
16. Dora
17. Lua Branca
18. Estado de Poesia
19. Guacyra
20. A Nossa Casa
21. Só Vendo Que Beleza (Marambaia)
22. A Casa É Sua
23. Santo Amaro Ê Ê/ Quixabeira/ Reconvexo/ Minha Senhora/ Viola Meu Bem
24. Minha Casa
25. O Velho Francisco
26. Carta de Amor
27. Escândalo
28. Salmo
29. Canções e Momentos
30. Mensagem


Prêmios Amália Rodrigues 2013



No dia 04 de novembro, foram premiados poetas, músicos, intérpretes e outras personalidades ou entidades que, cada um à sua maneira, servem ou serviram ao Fado. Maria Bethânia foi agraciada na categoria Internacional.  Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação Amália Rodrigues atribuiu os prêmios de Revelação, Álbum de Fado, Intérprete, Autor, Compositor, Instrumentista, Carreira e Divulgação Internacional. Este ano, o Júri decidiu criar ainda o prêmio Saudade-Lembrar para Honrar e um prêmio especial para Construtor de Instrumentos Tradicionais para o Fado. A cerimônia de entrega dos Prêmios Amália 2013 ocorreu no São Luiz Teatro Municipal em Lisboa numa gala que contou com a participação de Maria da Nazaré, Ricardo Ribeiro, Gisela João, Cristina Nóbrega e do pianista Júlio Resende.


Maria Bethânia, que há três anos cantou numa missa em memória de Amália, foi distinguida pela "sua aproximação ao fado" e pelo "respeito e dedicação" à fadista portuguesa.


11 de novembro de 2013

CD A Arca de Noé




Clássico infantil da música brasileira dos anos 1980, o disco "A arca de Noé", com temas do livro homônimo de Vinicius de Moraes, ganhou uma nova versão, produzida pela filha do poeta, Susana Moraes, junto com Dé Palmeira, Adriana Calcanhotto e Leonardo Netto, e lançada pela gravadora Sony Music.

Maria Bethânia abre o disco com o tom de profecia, em cima do arranjo original que o maestro Rogério Duprat escreveu em 1980, para Chico Buarque e Milton Nascimento cantarem. Miguel Atwood Ferguson foi o arranjador da nova versão.

Faixas do CD:

1. A Arca de Noé – Maria Bethânia, Seu Jorge e Péricles
2. O Leão – Caetano Veloso e Moreno Veloso
3. O Pato – Zeca Pagodinho
4. O Peru – Arnaldo Antunes
5. O Gato – Mart’nália
6. O Pintinho – Erasmo Carlos
7. A Corujinha – Chitãozinho & Xororó
8. As Borboletas – Gal Costa      
9. A Formiga – Mariana de Moraes
10. A Galinha D’Angola – Ivete Sangalo e Buraka Som Sistemas
11. O Pinguim – Chico Buarque
12. A Cachorrinha – Maria Luiza Jobim
13. O Elefantinho – Adriana Partimpim
14. As Abelhas – Marisa Monte
15. A Foca – Orquestra Imperial
16. São Francisco – Miúcha e Paulo Jobim
17. A Casa – Vinicius de Moraes


Encerramento turnê do show "Carta de Amor"



Maria Bethânia encerra a turnê do show Carta de Amor em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo o espetáculo aconteceu nos dias 01 e 3/11 no HSBC e no Rio de Janeiro será nos dias 23 e 24/11/13 no Vivo Rio. O show vem do disco Oásis de Bethânia, lançado em março do ano passado, que marca um formato novo na carreira de Bethânia: cada uma das 10 músicas do disco recebeu um arranjo inédito de convidados especialíssimos – que trouxeram a sofisticação de seus arranjos, unidos à sua voz.


“Esta sonoridade nova é a base de onde eu parti, da mudança sonora que fiz ali com vários músicos. O título do show não se refere apenas à faixa do disco “Carta de Amor”, mas a todo tipo de amor que canto no show: o amor maduro, o amor inconstante, o amor traído, o amor eterno, o passageiro, o triste, o alegre...”, explica Bethânia.


O show traz de volta o maestro Túlio Mourão, que nos anos 70/80 acompanhou os shows de Bethânia.