20 de dezembro de 2013

Carta de Amor no Canal Brasil


“Com uma apresentação inspirada e muito aclamada, Maria Bethânia gravou o registro de sua última turnê, intitulada Carta de Amor, no Vivo Rio (RJ). Na produção do Canal Brasil em parceria com a Biscoito Fino, Bethânia interpreta as canções com sua habitual entrega, saboreando os versos.
O cenário de Bia Lessa – que também assina a direção do espetáculo – contém um tapete bordado no chão, um tronco de árvore que serve de apoio à cantora e luzes suspensas no palco criando diferentes ambientes. A artista está à vontade, dançando descalça e movimentando-se com amplitude, emocionando a todos os presentes.
Seu disco mais recente – Oásis de Bethânia, de 2012 – serviu de base para a escolha do repertório. Dentre as faixas, destacam-se O Velho Francisco, de Chico Buarque, e Carta de Amor, composição de Paulo César Pinheiro e da anfitriã. A cantora faz uma homenagem a Gonzaguinha interpretando quatro clássicos: Sangrando, Festa, Explode Coração (cantada à capela) e O Que É, O Que É. O roteiro é dividido em dois blocos (com um intervalo instrumental entre eles) e pontuado por momentos únicos, como Não Enche, de Caetano Veloso, A Casa é Sua, de Arnaldo Antunes, e uma versão de Na Primeira Manhã, de Alceu Valença. Antigos sucessos como Negue e Fera Ferida também marcam presença, fazendo a alegria dos fãs”.

Foto: Carlos Albuquerque

Acompanhada por sete músicos, Bethânia mostra arranjos sofisticados e entremeados por textos de autores como José Régio e Fernando Pessoa. Divididos pelos dois lados do palco, os instrumentistas ganham espaço para brilhar individualmente. Liderados pelo maestro Wagner Tiso ao piano, o grupo ainda conta com Gabriel Improta (violão e guitarra), Paulo Dafilin (violão e viola), Jorge Helder (baixo), Pantico Rocha (bateria), Marcelo Costa (percussão) e Marcio Mallard (cello). A artista canta, interpreta e recita em um momento de absoluta simplicidade. Não há firulas, nem troca de roupa. O tema é ela própria, simplesmente ela.

Domingo, dia 22/12, às 17h e sexta, dia 27/12, às 15h.


Fonte: Canal Brasil (Globo.com)

6 de dezembro de 2013

Fauzi Arap: uma vida dedicada ao palco


Foto: Agência O Globo

Fauzi Arap, prestigiado ator, diretor e autor de teatro, faleceu na manhã desta quinta-feira (05/12) em São Paulo. Ele tinha 75 anos e lutava há alguns anos contra um câncer na bexiga. Segundo familiares, ele morreu em casa enquanto dormia. Fauzi estreou no teatro como ator no fim dos anos 50, no teatro oficina. Em 1965, começou a carreira de diretor com Perto do Coração Selvagem, obra de Clarice Lispector adaptada por ele. Entre seus grandes trabalhos está a direção de Navalha na Carne, com Tonia Carreiro, em 1968. Em 1975, estreou como autor de peças de teatro com Pano de Boca. Durante sua carreira, recebeu grandes prêmios como o Molière de melhor autor e diretor por O Amor do Não, 1977. O Mambembe de melhor autor em Quase 84. E o prêmio Shell de melhor direção com Santidade e Caixa 2, no final dos anos 90. Em 1998, publicou uma autobiografia, Mare nostrum: sonhos, viagens e outros caminhos.



Cada vez que ouvimos Maria Bethânia declamar um poema ou explorar a dramaticidade de uma canção no palco, podemos ter a certeza de que ali também estará Fauzi Arap. Parceiro constante de Bethânia, ele concebeu e dirigiu os mais importantes shows de sua carreira, como Rosa dos Ventos (1971), A Cena Muda (1974), Pássaro da Manhã (1977) e Imitação da Vida (1996), criando para Bethânia uma personalidade cênica mantida até hoje.