8 de novembro de 2010

Besouro e outras crenças unem Maria Bethânia e Paulo Cesar Pinheiro.

Maria Bethânia encontra Paulo César Pinheiro em novos projetos, polinizando um outro Brasil.
Na tarde de sexta-feira a cantora e o compositor concederam entrevista coletiva na sede da gravadora Biscoito Fino, seguida de uma roda de capoeira e outra de samba, com a presença de amigos para lançarem trabalhos que entrelaçam através da religiosidade e dos ritmos afro-baianos: enquanto Bethânia aproveita os 45 anos de carreira para lançar seu novo DVD e CD, "Amor, Festa, Devoção", Pinheiro apresenta seu CD "Capoeira de Besouro", pelo selo Quitanda.

No show Amor Festa Devoção, Maria Bethânia diz no texto que introduz um bloco de modas de viola: "Gosto de cantar o Brasil caboclo como se fosse uma prece, para que ele resista apesar da mão do progresso vazio que insiste em dizimá-lo". Coincidentemente, parte da resistência desse Brasil está na obra de Paulo César Pinheiro.

O álbum Capoeira de Besouro, tem 14 canções compostas por Pinheiro para a peça Besouro Cordão-de-Ouro, sua estreia no teatro. Não é por acaso que a cantora e o compositor mais produtivos da música brasileira convergem em mais uma significativa colaboração.
Besouro Mangangá é o apelido de um mito baiano, lendário capoeirista, cantor e compositor, nascido em Santo Amaro da Purificação, berço de Bethânia, Caetano Veloso e de sua mãe, Dona Canô, a quem ela dedica esse trabalho, parte do qual vem de Encanteria, o CD de 2009, que tem a canção-título assinada por Pinheiro. Está tudo interligado.

Bethânia tem planos de relançar pela Quitanda o álbum Santo e Orixá, com 14 canções inéditas de Pinheiro, cantadas por Glória Bomfim, uma baiana que trabalha como cozinheira do compositor. Cantado em grande escala por Bethânia nos trabalhos mais recentes, o conterrâneo Roque Ferreira - também deve ter o tão aguardado segundo álbum lançado pelo selo Quitanda.

Em Amor, Festa, Devoção, "Queria cantar coisas louvando à Deus, mas também queria cantar o Brasil", resumiu a cantora. "Cantar a religiosidade os baianos sempre cantaram, está no sangue", destaca. No show gravado, ela canta 18  músicas, entre inéditas e consagradíssimas. O espetáculo foi dirigido por André Horta.
Indagada por ter gravado temas sertanejos mais contemporâneos, como "É o amor" (Zezé di Camargo e Luciano), a cantora demostrou respeito pelo trabalho: "Vejo com carinho, não como algo que dá tanta repulsa", diz. Ela Vê a nostalgia das modas de viola em suas leituras: "O mundo ficou grande demais, fico querendo diminuir para me sentir feliz".


Abraços,
Fã-clube Grito de Alerta
(site oficial)
(comunidade do Grito de Alerta no Orkut)

2 de novembro de 2010

Maria Bethania encena na 18ª Campanha Paixão de Ler.


No Rio de Janeiro, evento de literatura homenageia a poesia.

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro promoveu na última sexta-feira, 29 de outubro, a apresentação da 18ª edição da campanha "Paixão de ler" - o maior evento de incentivo à leitura da cidade - , que acontece entre os dias 05 e 12 de novembro.

Nesta edição, a campanha realizará mais de cem manifestações artísticas em locais como praças, parques, estações de metrô e escolas públicas. Estão previstos na programação bate-papos literários, narrações de histórias e apresentações de artistas e escritores renomados. 
Ferreira Gullar, Afonso Romano de Santa'Anna, Geraldo Carneiro, Paulo Henriques Britto e Salgado Maranhão são alguns dos nomes que marcarão presença.

A cantora Maria Bethânia fará participação especial com o espetáculo "Bethânia e as Palavras" - Leituras  no dia 06 às 19h, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, lendo poemas de escritores como Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Guimarães Rosa, além de trechos de canções.

A campanha Paixão de Ler tem como objetivo a organização e a realização de atividades que estimulem o gosto pela leitura. 


Programação da Academia Marginal de Letras no Paixão de Ler:
Data: 06 de novembro de 2010
Local: Parque das Ruínas - Santa Teresa/RJ
Horário: 10h00 às 20h00

10h00: Joel Ferreira, Luizinho Alves e Leandro Freixo
11h00: Marco Lyrio
12h00: Sucaterê
13h00: Instintiva Lavanda
14h00: Organismo
14h30: Mano Melo + Mu Chebabi
15h15: Arnaldo Brandão + Madame Kaos
16h00: Mané Sagaz
17h00: George Israel
19h00: Maria Bethânia

Todas as atividades são gratuitas.


Abraços,
Fã-clube Grito de Alerta
(Site Oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)

1 de novembro de 2010

DVD "Amor, Festa, Devoção"

Está em pré-venda o DVD Amor Festa Devoção de Maria Bethânia pela gravadora Biscoito Fino. Com data prevista de entrega para o dia 22 de novembro, o DVD é o registro do show homônimo que emocionou a todos e todas no Brasil, Europa e Argentina, baseado em seus últimos CD's "Tua" e "Encanteria". 
O DVD, dirigido por André Horta e Lizanne Paulo, foi gravado em março de 2010, no Vivo Rio e conta com músicas extras, além de um registro inédito de Maria Bethânia, feito em 2004.

Faixas do DVD:

1. Santa Bárbara
2. Rosa dos Ventos (Vinheta) / Vida
2. Olho de Lince (Texto)
4. Feita na Bahia
5. Coroa do Mar
6. Encanteria
7. Linha de Caboclo
8. É o Amor Outra Vez
9. Tua
10. Fonte
11. Explode Coração
12. Queixa
13. Você Perdeu
14. Dama do Cassino
15. Até o Fim
16. Serenata do Adeus
17. Balada de Gisberta
18. Pout Porri Instrumental: Zanzibar/ Seará/ Lia de Itamaracá/ Desenredo/ Santo Antônio/ Fica Mal com Deus
19. Não Identificado
20. Curare
21. Estrela
22. Serra da Boa Esperança
23. Doce Viola
24. Guriatan
25. Pescaria
26. Pout Porri: Saudade Dela/ Ê Senhora/ Batatinha Rôxa (citação)/ A Mão do Amor
27. Saudade
28. É o Amor/ Vai dar Namoro (Citação)
29. O Nunca Mais
30. Andorinha
31. Bom Dia
32. Bandeira Branca
33. Domingo / Pronta pra Cantar
34. O que é, O que é
35. Encanteria
36. Reconvexo

Extras:

1. Eu velejava em você
2. Sete trovas
3. Magnificat
4. Mater Gracie
5. Oferta de flores
6. Romaria

O DVD tem extras impressionantes. O primeiro se chama "Amor" e tem Bethânia cantando sozinha com o pianista o tema 'Eu velejava em você" e o dedica a Eduardio Dussek e a Zizi Possi.
O segundo se chama "Devoção" e canta 'Sete trovas' somente com seus músicos em um ensaio.
O terceiro, para muitos o melhor e também o maior é Bethânia na Festa de Nossa Senhora de Aparecida onde canta 'Magnificat', 'Mater gracie', 'Oferta das flores' e 'Romaria' na igreja em meio a festa de nossa senhora e com o testemunho da pessoas. É surpreendente!


Abraços,

Fã-clube Grito de Alerta
(Site oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)