31 de maio de 2011

Por entre estrelas e roseirais: uma saudade chamada Maria Sampaio.

     Dos seus lábios, sempre palavras doces e regionais (que trocadilhos e sotaques lindos...), embaladas pela sonoridade de um delicado e marcante discurso. Quanta prosa, Maria!


     Os almoços que você nos ofereceu com tanta ternura e despojamento saciavam o corpo e a alma. Uma gastronomia mágica, regada com o tempero mais nobre de sua cozinha: AMOR.
       Hoje, sabemos que você anda ocupada com muitas estrelas, em particular com Ana Brasila! Imaginamos as peripécias que estão aprontando para nos alegrar. E alegria é o seu dom de viver! Percebemos que o céu hoje está diferente. Pois é, Maria, continuamos aqui a desvendar os mistérios pelo Roseiral que você nos confiou. Rosália viaja conosco nas nossas andanças pelas veredas baianas e pernambucanas, norteando os nossos "roseirais" com tramas e gargalhadas. Eita! Que danada!
       Sabemos que você está sempre perto de nós, decifrando os enigmas que a vida nos proporciona. Um árduo jogo que aprendemos a elucidar com os seus belos ensinamentos do bem viver.
        Maria Sampaio, querida e amada pelos meninos de Bethânia, nem preciso pedir, mas só para lembrar: traga aquela sua máquina poderosa e registre, como você sempre fez tão magistralmente, as nossas saudades, regadas às suas gargalhadas tão verdadeiras, eivadas de um exemplo de simplicidade. Um verdadeiro Grito de Alerta para a vida!

Dos meninos do Grito de Alerta.


Fã-Clube Grito de Alerta.
(Site Oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no orkut)
(Nosso Twitter)

25 de maio de 2011

Festival de Música Sacra do Mundo

Da América Latina ao Sudeste Asiático, a Edição 2011 do Festival de Fès, Marrocos vai oferecer momentos viajantes e audaciosos àqueles que apreciam o sagrado e a liberdade.


Entre os dias 03 e 12 de junho de 2011, o Festival de Fès das Músicas Sacras do Mundo é o evento de destaque da Fundação Espírito de Fès/Marrocos. Graças à sua influência e sua missão, o Festival existe há 17 anos numa missão universal de paz e de reconcialiação entre os povos.
Esta edição será realizada sob o tema "A Sabedoria do Mundo", que reunirá intelectuais e artistas de diversos paises como Índia, Brasil, Líbano, Palestina, Itália, França, Egito, Paraguai, Afeganistão, Senagal, Indonésia e Espanha para uma semana de excelência artística e cultural.
Esse Festival é o testemunho vivo da possibilidade de dissolução de todas as fronteiras entre os povos por meio da música, da reflexão e ritmos que as culturas do mundo criaram desde a aurora dos tempos.

Maria Bethânia não podia estar ausente desta viagem espiritual que apaga as fronteiras físicas. 
Maria Bethânia - Brasil - 04 de junho, 20h30.

Link para ouvir os artistas que se apresentarão no Festival: fesfestival.com/2011
Link para o destaque à cantora Maria Bethânia:
fesfestival.com/MariaBethânia

Colaboradora: Isabelle, de Portugal.


Abraços,

Fã-Clube Grito de Alerta
(Site Oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)
(Nosso Twitter)

15 de maio de 2011

Show "Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual."

A Rainha Silvia, da Suécia, convidou Maria Bethânia e outros artistas como Ana Botafogo, Caetano Veloso, Djavan, Marcelo Bratke, Maria Gadú, Milton Nascimento, Renata Sorrah, Sandrá de Sá, Sandy, Seu Jorge e Thiago Soares para o evento que arrecadará fundos para sua ONG Childhood Brasil que comemora 12 anos, contra a exploração sexual infantil. Trata-se do show "Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual", marcado para o dia 17 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O espetáculo visa chamar a atenção para a luta contra o abuso e exploração sexual de crianças.

A Childhood Brasil, que faz parte da organização internacional World Childhood Foundation e apoia projetos e desenvolve programas em prol de crianças e adolescentes. A diretora executiva da instituição, Ana Maria Drummond, diz que a causa exige esforços imediatos. "A sociedade está mais aberta para falar sobre o problema. Os índices de violência sexual contra crianças e adolescentes são alarmantes.

Para ela, o show é a realização de um sonho. "O show representa a concretização deste sonho de dar visibilidade à causa e ao trabalho da organização. O maior objetivo é mobilizar a sociedade, além de angariar fundos para investimento em projetos e programas em 2012", diz.

No palco do Municipal, o elenco de estrelas vai, fundamentalmente, defender o direito de ser criança. Uma frase síntese da Rainha Silvia ('Let children be children'), que é presença confirmada na noite, serviu de inspiração inicial para Monique Gardenberg criar o conceito do espetáculo. 'Quanto me deparei com esta frase entendi o aspecto mais cruel e profundo deste dano terrível. Criei o show a partir deste pensamento. O espetáculo vai tratar da infância, mas especialmente de perseverança, sonho e transformação. Espero que as pessoas se emocionem e se aproximem desta luta, conta a diretora, procurada pela Childhood Brasil por conta de sua larga experiência como criadora e produtora na área cultural.

Monique convidou um grupo de criadores de peso para dividir a autoria da noite. Gutto Graça Mello é o responsável pela direção musical e o arranjo das canções do show. O cenário será assinado por Gringo Cárdia, a iluminação ficou a cargo de Maneco Quinderé e os figurinos de Cao Albuquerque. Entre solos, duetos e números especiais, o espetáculo contará ainda com um pas de deux inédito de Ana Botafogo, eterna primeira bailarina do Theatro, e Thiago Soares, brasileiro que lidera o elenco do Royal Ballet, de Londres.


Abraços,

Fã-Clube Grito de Alerta.
(Nosso Site Oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)
(Nosso Twitter)

Moda inspirada em Maria Bethânia.

Desfile da grife Última Hora teve conceito inspirado na cantora baiana.
Entre os dias 11 e 14 de maio aconteceu a 8ª edição do Minas Trend Preview. O evento de moda que aconteceu na Expominas, na então capital mineira contou com a marca Última Hora, que na última edição do evento apresentou uma coleção belíssima e mais uma vez surpreendeu nas passarelas.

O tema do seu verão 2011/2012 permeia uma atmosfera de leveza, beleza e nacionalidade brasileira, inspirado na figura de Maria Bethânia.
Os vestidos são despojados, com aplicação de rendas, pedras, e chegam enriquecidos por bordados manuais em linhas e madrepérolas. Eduardo Amarante, Célia Bicalho e Isabela Bicalho assinam o estilo em que imagens múltiplas se fundem, fragmentos de idéias se interagem e costuram a coleção.

Para quem não viu a apresentação, é possível imaginar...
"Mulheres dançando com vestidos brancos rendados, barquinhos que deslizam no macio azul do mar, brisa marítima, praias ensolaradas, areias cálidas... Perfume de oferendas à Iemanjá, de flores jogadas ao mar, de pés decalços que caminham pela areia... Um samba de roda de Maria Bethânia."


Abraços,

Fã-Clube Grito de Alerta.
(Site Oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)
(Nosso Twitter)

6 de maio de 2011

Sem poupar coração.

Nana Caymmi, uma das vozes mais potentes da música brasileira, ganha justa homenagem à sua história, com a estreia do documentário Nana Caymmi em Rio Sonata, com direção do franco-suíço Georges Gachot, o mesmo de Música é Perfume, sobre Maria Bethânia.
Entre momentos descontraídos, em casa ou nos estúdios, e o resgate de apresentações País afora, Gachot traça um paralelo sobre as influências do canto de Nana. Desde sua inclinação para a música clássica até o momento em que a intérprete declara que não é cantora de movimentos, e que, apesar de estar próxima dos baianos Gal, Gil, Caetano e Bethânia, não se interessou pela Tropicália.

Entre as canções executadas, estão clássicos como Medo de Amar (Vinícius de Moraes), Saveiros e Saudade de Amar (Dori Caymmi) e Não se Esqueça de Mim (Erasmo e Roberto Carlos) e Estrada do Sol (Dolores Duran e Tom Jobim). Todas interpretadas em diferentes períodos e versões.

Além de Donato e do irmão Dori Caymmi, Nana é contemplada por histórias e depoimentos de amigos como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Erasmo Carlos, Mart'Nália e Tom Jobim. Ainda, há um brinde com imagens do pai de Nana, Dorival Caymmi, cantando É Doce Morrer no Mar.

Veja o trailer do documentário:


Abraços,

Fã-Clube Grito de Alerta
(Site oficial)

3 de maio de 2011

"Bethânia e as palavras" se apresentam em Curitiba.

Foto: Murilo Cunha
Maria Bethânia estará hoje em Curitiba, para apresentar, no palco do Auditório do Teatro Positivo, o espetáculo "Bethânia e as Palavras", no qual ela declama poemas e também interpreta canções, acompanhada de Jaime Além (violão) e Carlos Cesar (percussão).

Esse espetáculo já foi apresentado, a partir de 2009, em algumas capitais e sempre com casa lotada, o que representa a importância da poesia para nossa arte. Bethânia lê textos de autores brasileiros, por exemplo, de Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Fausto Fawcett, e também do moçambicano José Craveirinha, entre outros, além de cantar trechos de canções, entre as quais "Dança da Solidão", de Paulinho da Viola e "Romaria", de Renato Teixeira.

E, naturalmente, não poderia deixar de declamar textos de Fernando Pessoa. "É o poeta de minha vida. É a minha tradução mais fiel", diz, Bethânia, no texto de divulgação do espetáculo.


Abrações, 

Fã-Clube Grito de Alerta.
(site oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)