29 de janeiro de 2011

Agenda "Bethânia e as Palavras".

A cantora Maria Bethânia lança uma vasta agenda pelo Brasil para o show "Bethânia e as palavras".

"Vem de muito tempo a ligação de Maria Bethânia com as palavras. Desde o colégio em Santo Amaro, quando seu professor Nestor Oliveira a ensinou, assim como a seu irmão Caetano Veloso, a ouvir poesia. Esta paixão pelas palavras ela levou para os palcos, nos textos que sempre recitou em seus espetáculos - desde o famoso show de estréia no Teatro Opinião, em 1965."

O espetáculo "Bethânia e as palavras" faz parte do projeto em que traz como apresentação principal a declamação de textos de variados escritores e poetas, intercalando, entre a leitura de um e outro, trechos de músicas de diferentes compositores.

Acompanhada pelo maestro Jaime Alem, Bethânia vai recitar poemas e fragmentos de textos de autores como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Sophia de Mello, Fausto Fawcett, entre outros. E como música também é poesia, ela apresenta ABC do Sertão (Luiz Gonzaga), Romaria (Renato Teixeira), Último Pau de Arara (J. Guimarães/Venâncio/Corumbá), Estranha Forma de Vida (Amália Rodrigues), Marinheiro Só (domínio público/adaptação Caetano Veloso), Dança da Solidão (Paulinho da Viola e Menino de Jaçanã (Luis Vieira/Arnaldo Passos). Íntima da prosa e da poesia, Maria Bethânia recitará textos de Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar, Castro Alves e, principalmente, Fernando Pessoa.
Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, o carioca Fausto Fawcett , a irmã Mabel Veloso e o irmão Caetano Veloso também constam no repertório.


Agenda das próximas apresentações:

Março
- 18 e 19: Belo Horizonte (Teatro Dom Silvério)
- 25, 26 e 27: São Paulo (Teatro SESC da Consolação)

Abril
- 26 e 27: Curitiba (Teatro Paiol)
- 30: Porto Alegre (Teatro CIEE)

Maio
- 01: Porto Alegre (Teatro CIEE)


Abraços,

Fã-Clube Grito de Alerta
(Site Oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)
(Nosso Twitter)

26 de janeiro de 2011

Maria Bethânia lança seu primeiro Blu-ray.


A gravadora Biscoito Fino lança o primeiro blu-ray de Maria Bethânia com o projeto Amor Festa Devoção, registro das duas apresentações na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro no dias 12 e 13 de março do ano passado, com as canções de seus discos "Tua" e "Encanteria", além de clássicos da carreira de Bethânia, como "Explode Coração" e "O que É, O que É", e sucessos de Caetano Veloso, como "Dama do Cassino", "Não Identificado" e "Queixa".

Com o mesmo conteúdo do DVD, há o registro da viagem de Bethânia a Aparecida do Norte em 2004, acompanhada de D. Canô - a quem dedica o show Amor Festa Devoção - e cantando temas religiosos, além de "Romaria" (Renato Teixeira), para a multidão que comparece à celebração da padroeira do Brasil. Há também "Eu Velejava em Você" (Eduardo Dussek/Luiz Carlos Góes) e "Sete Trovas" (Consuelo de Paula/Etel Frota/Rubens Nogueira), gravadas no palco sem plateia.


Abraços,

Fã-Clube Grito de Alerta.
(Site Oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)
(Nosso Twitter)

12 de janeiro de 2011

"Trocando em Miúdos" em Insensato Coração


A novela Insensato Coração da Rede Globo que estreia no dia 17 deste mês, tem direção de núcleo de Dennis Carvalho e a história é escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

A trilha sonora de Insensato Coração contará com dois CDs, um com músicas internacionais e outro com músicas nacionais. A música tema da novela será "Só Louco" de Dorival Caymi, e terá Maria Bethânia interpretando "Trocando em Miúdos" de Francis Hime e Chico Buarque. Essa música foi gravada por Francis Himes em 1977 no LP "Passaredo" e por Chico Buarque em 1978. Será pela segunda vez consecutiva que uma novela de Gilberto Braga vai contar com gravação exclusiva de Maria Bethânia em sua trilha sonora. Em 2006, Bethânia interpretou o samba-canção "Sábado em Copacabana" de Dorival Caymmi e Carlos Guinle para a abertura de Paraíso Tropical.


Letra da música:

Eu vou lhe deixar a medida do Bonfim
Não me valeu
Mas fico com o disco do Pixinguinha, sim?
O resto é seu
Trocando em miúdos, pode guardar
As sobras de tudo que chamam lar
As sombras de tudo que fomos nós
As marcas do amor nos nossos lençois
As nossas melhores lembranças

Aquela esperança de tudo se ajeitar
Pode esquecer
Aquela aliança, você pode empenhar
Ou derreter
Mas devo dizer que não vou lhe dar
O enorme prazer de me ver chorar
Nem vou lhe cobrar pelo seu estrago
Meu peito tão dilacerado

Aliás
Aceite um ajuda do seu futuro amor
Pro aluguel
Devolva o Neruda que você me tomou
E nunca leu
Eu bato o portão sem fazer alarde
Eu levo a carteira de identidade
Uma saideira, muita saudade
E a leve impressão de que já vou tarde.


Análise literária de Maria Helena Sansão Fontes:

Em "Trocando em miúdos" (1978), o tom arrebatador presente em "Pedaço de mim" cede lugar a uma leve ironia com que se percebe a intenção de encobrir o sentimento de perda. A suposta superação do desconforto gerado pela dissolução do relacionamento amoroso é sintetizada pelo próprio título do poema que se reveste de elementos do cotidiano:

Os elementos representativos da intimidade conjugal revelados pelas expressões "medida do Bonfim"; "disco do Pixinguinha", "As marcas de amor nos nossos lençóis", são dessacralizados através da conotação irônica emprestada por palavras que encobrem a dor contida e velada do eu-emissor: "Aquela esperança de tudo se ajeitar/Pode esquecer/Aquela aliança você pode empenhar/ Ou derreter".

A dor da perda e o temor do descontínuo, que são tratados com intenso dilaceramento nos poemas analisados anteriormente, como "Eu te amo" ou "Pedaço de mim", aqui evidenciam intencional esvazaiamento do pathos, revelando-se apenas em alguns versos em que o teor dramático supera a ironia que tenta encobri-lo: "Mas devo dizer que não vou lhe dar/ O enorme prazer de me ver chorar/ Nem vou lhe cobrar pelo seu estrago/ Meu peito tão dilacerado".

A última estrofe retoma o tom de intencional desprendimento, e , através do verso "Eu levo a carteira de identidade", há a sutil aceitação da descontinuidade, resgatada com o fim do relacionamento amoroso.

Sem fantasia - Masculino e feminino em Chico Buarque
Maria Helena Sansão Fontes - Editora Graphia, 1999


Abraços,

Fã-clube Grito de Alerta.
(site Oficial)
(Nosso Twitter)