27 de maio de 2010

Maestro Jaime Alem reinaugura Teatro no interior paulista.

O antigo teatro da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, foi reinaugurado nessa última quarta-feira (26), após ter sido fechado em janeiro deste ano.

No palco, o público assistiu a uma mistura de sons e ritmos bem diferentes. A Orquestra Sinfônica com um repertório caboclo, mais regional. E além dos instrumentos comuns a uma orquestra, uma viola caipira.

Quem acompanhou os músicos joseenses foi Jaime Alem, premiado arranjador de Jacareí que há mais de 20 anos dirige os shows de Maria Bethania. No concerto, batizado de “Suíte Caboclinha”, foram interpretadas variações de composições de Jaime Alem.

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e o maestro Jaime Alem vão fazer duas apresentações. A primeira foi nesta quarta-feira (26), às 20h. A segunda vai ser domingo (30), no distrito de São Francisco Xavier. Com entradas gratuitas.


Fã-clube Grito de Alerta

26 de maio de 2010

Maria Bethânia em nova apresentação em Portugal.

Depois de ser anunciada a presença de Maria Bethânia no CoolJazzFest em Cascais no dia 22 de Julho, é agora confirmado um novo concerto da cantora brasileira no Coliseu do Porto, no dia 24 do mesmo mês.

O Coliseu do Porto é uma sala de espectáculos localizada na cidade do Porto, em Portugal, com projeto em estilo Arte Deco.

A cantora apresentará o Show do seu último trabalho de originais em um espetáculo em formato greatest hits:, "Amor, Festa, Devoção", lançado em 2009.
As últimas atuações de Maria Bethânia pode ser uma boa antevisão para o muito aguardado espetáculo na cidade, onde não faltarão também os grandes clássicos de sempre!

Os bilhetes já estão à venda por preços que variam entre 20 e 65 euros. O início do espectáculo está marcado para as 22h00.


Fã-clube Grito de Alerta

23 de maio de 2010

Projeto Cultural Música.Doc homenageiam os Doces Bárbaros

Acontecerá entre os dias 04 e 05 de junho no Teatro ICBA, o projeto cultural Música.Doc/Bahia.


Evento produzido pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia(UFBA), o projeto conta com a iniciativa dos estudantes de Produção em Comunicação e Cultura. O Música.Doc/Bahia combina música e documentário e traz uma homenagem aos "Novos Baianos" e "Doces Bárbaros"
O projeto terá a exibição dos filmes "Novos Baianos F.C" e "Os Doces Bárbaros", seguido de bate-papo com os seus realizadores, Solano Ribeiro e Jom Tob Azulay. Depois é a vez da música. As bandas Neologia e Velotroz, em shows acústicos, farão releituras das bandas homenageadas, contando ainda com a participação do DJ Camilo Fróes.

Os Novos Baianos  
Grupo formado por Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Galvão, Jorginho, Baixinho, Bolacha e Baby Consuelo. Estreou em 1968, a banda de rock n' roll e MPB misturou de tudo durante seus 10 anos de carreira, de afoxé a bossa nova. Seu álbum de estréia "É Ferro na boneca" foi lançado em 1969, e predominava o rock como gênero musical, mas com a mudança do grupo para o Rio de Janeiro em 1971 e influência de cantores como João Gilberto, o grupo passou a seguir uma nova linha musical, a MPB.
No ano seguinte os "Novos Baianos" se mudaram para um sítio no interior do Rio de Janeiro e passaram a viver em comunidade, assim o álbum "Acabou Chorare" foi lançado e com a sua mistura de instrumentos acabou influenciando uma nova geração de músicos e artistas. Em outubro de 2009 ele foi eleito pela revista "Rolling Stone" o maior disco da história da música brasileira

O grupo se desfez em 1978, mas todos os seus integrantes seguiram uma carreira solo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novos_Baianos
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/novos-baianos

Doces Bárbaros
Quarteto formado por Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil formado nos anos 70 e que se destacou por reunir grandes nomes da MPB. O grupo surgiu para comemorar os 10 anos de carreira solo dos seus componentes e estreou com um show no Anhembi (SP) em 1976. O grupo saiu em turnê e chegou ao Canecão(RJ) onde ficou por dois meses, batendo recordes de público na época.
Teve um único LP lançado "Doces Bárbaros ao vivo", que incluía canções como "Fé cega, faca amolada" de Milton Nascimento e "Chuckberry fields forever" de Gilberto Gil.
Um documentário foi lançado também onde mostrava tudo que aconteceu na turnê de 1976.

O grupo se reuniu em 2002 para um show na praia de Copacabana onde cantou seus antigos sucessos assim como novas músicas de seus integrantes.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doces_B%C3%A1rbaros
http://www.dicionariompb.com.br/doces-barbaros/dados-artisticos

Veja Programação completa:
O Teatro ICBA-Salvador fica no endereço:
Av. Sete de Setembro, s/n
Salvador - BA 
Fone: (71) 3337-0120
 

Fã-clube Grito de Alerta
orkut.com/Community.aspx?cmm=2150049 

20 de maio de 2010

Amor, Festa e Devoção para poucos.

Em evento fechado, Maria Bethânia cantou e encantou com o Show Amor, Festa, Devoção nesta terça-feira (18/05) no Lounge do Sesc Rio.

                                             Foto: Carlos Albuquerque
A noite foi de privilégio. Foi assim que se sentiram os 350 convidados da noite  de moda do Rio Fashion Business. Evento que esta aconteçendo entre os dias 17 e 21 de maio na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, já é considerado a principal feira de negócios e moda do país.

Com o espetáculo Amor, Festa, Devoção, a cantora Maria Bethânia foi a atração do Senac Rio Fashion Business, no lounge do Sesc Rio, em evento exclusivo para convidados.
O show fazia parte da programação cultural que o Sesc montou para o seu lounge instalado dentro do evento de moda. 
A noite foi de surpresa para todos. Após o show, a cantora recebeu no camarim um presente das mãos do presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz e comentou.  
“Achei que a plateia fosse participar menos, fosse ficar deitada... Mas todos foram muito carinhosos, aplaudiram muito, participaram com vigor, uma linda noite”


Fã-clube Grito de Alerta
orkut.com/Community.aspx?cmm=2150049


17 de maio de 2010

O Canecão por seus bastidores.

Maria Bethânia e outros artistas falam sobre a casa que foi fundamental para suas carreiras.

Interditada na última segunda-feira, a casa de Shows "Canecão" na zona sul do Rio de Janeiro foi fechada por decisão judicial que devolveu o terreno para a UFRJ. Em ação que perdura por 39 anos, a casa respira em mais um round dessa briga judicial que não permite prevê ainda um vencedor, mas, já tem muitos perdedores - público e artistas. 
   Fachada da casa de espetáculos                                          Foto: Murilo Cunha               
Em entrevista a um jornal, a cantora Maria Bethânia conta histórias de bastidores e relembra passagens numa casa que foi fundamental para sua carreira. 
"As imagens são muito fortes, estão embaralhadas na minha cabeça. dos muitos shows inesquecíveis que estreei naquele palco àqueles a que assisti encantada na plateia. E ainda os particulares, nos bastidores, como  na temporada de 'Brasileirinho', com Nana Caymmi e Miúcha, que prosseguiam cantando para mim no camarim até altas horas.
Lembranças como essas e tantas outras me acompanham, essa casa é muito importante na música popular, na minha vida e na de nossa geração. Minha carreira está umbilicalmente ligada ao Canecão, que é a cara do Rio, ali na passagem de Copacabana para Botafogo. 
Tomara que que aquele lugar continue para a música, o Rio mereçe uma casa com uma história tão forte.
Foram tantos os shows que me emocionaram: Clara Nunes em 'Brasileiro profissão esperança', Amália Rodrigues, Elizeth, Maysa, Caetano, Chico, Alcione, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, uma lista interminável..."

Bethânia e Erasmo abraçados no camarim do Canecão
Erasmo também relembra momentos de emoções e espetáculos inesquecíveis
"Quando fiz 'emoções', com Roberto, tinha o canecão na cabeça, com as imagens de carinho do público nos embalando. Emoções que também  vivi na platéia. Foi lá que chorei no  show de Elis, quando ela cantou a  nossa música".  
E critica a atual posição de casas de show. "Eu me sentia mais carioca no Canecão, que mantinha o nome, um forte diferencial, agora que casas de espetáculo são batizadas com nomes de firmas."
Outros cantores como Nana Caymmi, declara que restam as boas lembranças de um passado glorioso. “Foi uma casa que nos deu muita alegria, e agora ver desmoronar... É um fim trágico numa cidade com problemas sérios em cultura."
Ângela Ro Rô vê o fechamento do Canecão como “uma grande perda para a música” e, principalmente, para o Rio. “Digo isso como artista e plateia. Fiz shows importantes lá. Também assisti apresentações memoráveis na casa. 

O Canecão desperta inúmeras declarações por ser inquestionável a  sua importância cultural. Ainda cunhada na entrada, é possivel ler a inscrição do produtor Ronaldo Bôscoli “Nesta casa se escreve a história da Música Popular Brasileira”. Rever a trajetória de grandes nomes da música brasileira, é perceber que todos os caminhos levam a um palco em comum: o Canecão.
  
O projeto da UFRJ é usar o terreno para a construção de um centro cultural. É o que informou o reitor da Universidade, Aloísio Teixeira, em coletiva de imprensa na terça-feira.


Fã-clube Grito de Alerta

14 de maio de 2010

Maria Bethânia e Celso Fonseca na 7ª edição do CoolJazzFest.

Pela primeira vez o CoolJazzFest dedica uma noite à música brasileira. Maria Bethânia e Celso Fonseca encerram o cartaz da 7ª edição do CoolJazzFest. Os dois intérpretes brasileiros atuam no dia 22 de Julho, no Hipódromo Manuel Possolo em Cascais, Portugal.
O Festival realiza-se em Cascais e Mafra ao longo do mês de Julho. Com uma proposta original no calendário musical português, o CooljazzFest apresenta grandes artistas e novos talentos da cena atual numa viagem pelas linguagens e atmosferas do jazz. Um encontro de expressões e perspectivas musicais que se traduz num programa de concertos singulares que privilegia a diversidade e o diálogo criativo.
 












Em 2010, a 7ªedição do CooljazzFest leva a palco 12 protagonistas de destaque do panorama nacional e internacional, com nomes que passam pela cubana Omara Portuondo, Regina Spektor, Norah Jones e os brasileiros  Celso Fonseca e Maria Bethânia num ciclo de concertos que oferecem uma experiência musical e sensorial incomparável.


Programação do Festival:

Cascais CoolJazzFest
1 de Julho - Regina Spektor no Paque Palmela
5 de Julho - Chris Isaak no Parque Marechal Carmona
13 de Julho - Norah Jones no Hipódromo Manuel Possolo
17 de Julho - António Pinho Vargas, Laurent Filipe e Groove4tet no Parque Marechal Carmona
22 de Julho - Maria Bethânia e Celso Fonseca no Hipódromo Manuel Possolo
24 de Julho - Corinne Bailey Rae no Parque Marechal Carmona
25 de Julho - Diana Krall no Hipódromo Manuel Possolo
27 de Julho - Club des Belugas no Parque Marechal Carmona
28 de Julho - Elvis Costello no Parque Marechal Carmona
29 de Julho - Solomon Burke com Joss Stone no Parque Marechal Carmona 

Mafra CoolJazzFest
20 de Julho - Deolinda no Jardim do Cerco
23 de Julho - Orquestra Buena Vista Social Club com Omara Portuondo no Jardim do Cerco

Para quem quiser assistir as apresentações, os bilhetes custam entre €20,00 e €50,00 e podem ser adquiridos em:


Fã-clube Grito de Alerta 

11 de maio de 2010

Café Cultural da Caixa homenageia Maria Bethânia

Alice Accorsi e Lucas de Campos interpretam canções da artista no Projeto “Outras Bossas”.
O projeto traz ao público brasiliense uma homenagem a uma das maiores cantoras do Brasil: Maria Bethânia. A homenageada é a segunda artista feminina em vendagem de discos no Brasil, sendo a maior da Música Popular Brasileira, com 26 milhões de cópias.

Os shows, por conta da cantora Alice Accorsi e do violonista Lucas de Campos, acontecerão quinta (13) e sexta-feira (14), a partir das 19h, no Café Cultural da CAIXA Cultural Brasília.






Com uma agenda de shows bastante variada, o projeto “Outras Bossas” homenageia, todas as quintas e sextas-feiras, grandes nomes da MPB. O projeto tem a direção musical de Jaime Ernest Dias e é totalmente patrocinado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o SENAC/DF, por meio do Café Cultural.


Serviço:
“Outras Bossas” – Artistas de Brasília homenageiam grandes nomes da MPB
Alice Accorsi e Lucas de Campos (voz e violão) homenageiam Maria Bethânia
Dias 13 e 14 de maio 2010
Horário: quinta e sexta-feira, às 19h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Café Cultural, SBS Qd 4 lotes ¾ (anexo do edifício-sede da Caixa Econômica Federal).
Recepção: (61) 3206-9448
Entrada franca sem cobrança de couvert
Classificação etária: livre



Fã-clube Grito de Alerta

7 de maio de 2010

Amor, Festa, Devoção no Rio Fashion Business

Maria Bethânia tem estreitado seu laço com o mundo da moda. Ela que já fez um pocket show na abertura do Minas Trend Preview, agora confirma uma apresentação só para convidados de seu "Amor, Festa, Devoção" durante o Senac Rio Fashion Business.
O evento aconteçerá entre os dias 17 e 21 de maio, no Rio de Janeiro, e será a 16ª edição da principal bolsa de negócios e moda do país. O Senac Rio Fashion Business, na Marina da Glória, acontecerá com o tema Energia e Renovação. A diretora do evento e o presidente da Fecomércio -RJ explicou que “Este tema será desenvolvido de forma principalmente econômica. Não tem sentido usar materiais ecologicamente corretos, mas muito mais caros do que os tradicionais".

Além de um nome novo, há outras novidades: a integração com diversos setores da cultura – gastroomia, lazer, design e beleza. “Num momento em que a moda está sendo incorporada às políticas públicas de cultura, a presença do Sesc Rio em um evento de moda ressalta a compreensão de que associar moda à cultura qualifica o processo de criação do setor”, declara Eloysa Simão, criadora e diretora do Fashion Business.

 Na programação do Sesc Rio Cultural, estão a Exposição Irina Ionesco, Mostra “A moda no cinema e o Cinema e a Moda”, Show Maria Bethânia, stand up comedy “Musicomédia” e apresentação do DJ Taw.

Maria Bethânia apresentará o show Amor, Festa, Devoção no Lounge do Sesc Rio, em evento fechado para convidados. O espetáculo reúne dois trabalhos da intérprete, os CDs batizados de Tua e Encanteria

  

Fã-clube Grito de Alerta


1 de maio de 2010

Maria Bethânia é homenageada em Bruxelas.

D'ART vai cantar Maria Bethânia em Bruxelas.

"Por Amar" e o nome do concerto que aconteçe nesses dias 30 de Abril e 1 de Maio, às 20:30, no Bouche-à-Oreille, em Bruxelas, com canções do Brasil, de Maria Bethânia.
Com participação dos músicos Pierre-Gillet (viola), Thibault Dille (piano/acordeão), Miguel Rosal (baixo), Julien Delbrouck (saxofone) e nas percussões: Julien Delbrouck, Louis Gillet e Matéo Munõz. O espetáculo com direção artística de Cristina Rosal e direção musical de Pierre Gillet, conta com as vozes de Ana Milena Gaspar, Beatriz Muñoz, Carmen Lozano, Cristina Robal, Eugénio Valcarcel, Maria João Alfaiate e Sébastien Rolin.

Considerada como uma das maiores intérpretes da sua geração, Maria Bethânia sonhava um dia ser atriz, mas foram os dotes musicais que ganharam. Desde muito cedo participou em espetáculos semi-amadores com Tom Zé, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Em fevereiro de 1965 substituiu a cantora Nara Leão no espetáculo "Opinião" e desde então não mais parou. Foi convidada pela editora RCA (mais tarde BMG e depois Sony BMG), gravou o primeiro disco e o público adotou de imediato o tema Carcará.
É esta a cantora que a associação D'ART asbl vai homenagear no Bouche-à-Oreille.

Bouche-à-Oreille
Rue Félix Hap 11
1040 Bruxelles


Fã-clube Grito de Alerta
orkut.com/Community.aspx?cmm=2150049

Royal Festival Hall receberá apresentação de Maria Bethânia.

Já estão à venda os ingressos para a apresentação de Maria Bethânia no Festival de cultura brasileira em Londres.

O centro cultural Southbank, em Londres, vai abrigar entre os meses de junho e setembro aquele que promete ser “o maior festival de cultura brasileira” já realizado na Grã-Bretanha.
O festival incluirá apresentações de músicos, artistas plásticos e dança, além de debates sobre literatura e cultura brasileira.
Entre os artistas já confirmados no evento estão os músicos Gilberto Gil, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes e Tom Zé, as bandas Os Mutantes e AfroReggae, o artista plástico Ernesto Neto, os irmãos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, o ex-jogador de futebol e escritor Sócrates, o designer Gringo Cardia, e os irmãos designers Fernando e Humberto Campana.
Segundo a diretora artística do festival, Jude Kelly, este será “o mais ambicioso evento organizado até hoje pelo centro cultural Southbank”.
“Das favelas e praias aos arranha-céus de suas grandes cidades, o Brasil é um dos países mais excitantes do planeta. Nosso objetivo é encontrar o que está no coração da cultura brasileira atual”, disse. 

A cantora Maria Bethânia, que se apresentará nos Palcos do Royal Festival no dia 17 de Julho, é descrita pelos organizadores do festival como a "a alma do Brasil". Maria Bethânia é um dos maiores artistas vivos do Brasil. A irmã do aclamado cantor Caetano Veloso, lançou mais de 30 álbuns e vendeu mais de 28 milhões de discos. O Southbank sente-se orgulhoso em apresentar este  lendário da música em Londres em uma rara aparição.

O bilhete para a apresentação de Maria Bethânia no Royal Festival Hall pode ser adquirido a partir deste site:
O valor dos bilhetes variam entre 20 e 35 Euros.


Fã-clube Grito de Alerta 
orkut.com/Community.aspx?cmm=2150049