27 de outubro de 2012

"De perto, ninguem é normal"

Com tantas pessoas famosas circulando pela cidade do Rio de Janeiro, os cariocas convivem com um aspecto pitoresco do estrelato: as excentricidades e esquisitices de artistas.
 
 
 
Em matério da Veja Rio, foi exposto algumas manias de artistas que vivem pela cidade. Não é vergonha nenhuma: as excentricidades fazem parte do dia a dia de cada um e, em última instância, dão confiança e ajudam a pessoa a lidar com a ansiedade. Bater três vezes na madeira, entrar em um lugar com o pé direito ou usar uma roupa de determinada cor são crendices inofensivas que funcionam como um amuleto.
Dentro desse universo inerente à condição humana, artistas tendem a exacerbar tal comportamento das mais diversas maneiras.

A cantora Maria Bethânia seleciona uma série de idiossincrasias nos momentos que antecedem seus shows. Ninguém pode pisar no palco de sapato antes do início da apresentação nem falar com ela nas duas horas anteriores à sua entrada em cena.
Seu camarim é adornado com imagens de Nossa Senhora, Santa Bárbara, Santo Antônio e Iemanjá. Devota do candomblé, não usa preto jamais. Duas horas antes dos shows, fica recolhida em seu camarim, onde nunca pode faltar uma garrafa de uísque.
 
Devoto fervoroso de seu xará, Jorge Ben Jor, cumpre um metódico ritual nos shows pelo Brasil ou mesmo no exterior. Ele põe uma imagem de São Jorge no palco, próximo dos instrumentos de percussão.
 
 
Caetano Veloso não resiste ao achocolatado Nescau, numa preferência que já rendeu comentários bem-humorados de sua ex-mulher e empresária, Paula Lavigne. "Se ele tiver o Nescauzinho e o violãozinho dele, está tudo bem", dise ela, certa vez. Nas turnês internacionais, a assistente do artista tem a incubência de levar uma ou mais latas do produto na bagagem.
 
 
 
Abraços,
Fã-clube Grito de Alerta
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