30 de abril de 2010

Espaço Capiba resgata a obra do compositor pernambucano

 
A casa onde o compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, morou durante quase quatro décadas, no bairro do Espinheiro, no Recife, foi restaurada para preservar sua memória e parte de sua obra. 
 
Alugada pela TGI Consultoria em Gestão, a casa número 369 da rua Barão de Itamaracá, se transformou no Espaço Capiba, inaugurado no dia 26 de abril. A intenção é aliar o uso comercial à preservação da memória de Capiba. O Espaço terá quatro grandes painéis fotográficos com imagens do compositor e um acervo composto por livros, LPs, partituras originais, fotografias e outros objetos, grande parte cedidos pela viúva de Capiba, Maria José Barbosa, a Zezita, que morou no imóvel até o ano de 2008.
 
Todos nós sabemos que o nome Maria Bethânia foi escolhido por Caetano Veloso, por inspiração de uma canção famosa da época, a valsa-rancho Maria Betânia, um sucesso na voz de Nélson Gonçalves e composta por Capiba para a peça Senhora do Engenho em 1943.

O projeto de reforma do Espaço Capiba, procurou preservar toda a estrutura original da casa, com 274 metros quadrados, construída em 1948. Foi mantida toda a divisão original dos cômodos, além da azulejaria dos banheiros, janelas, piso, grades e até mesmo alguns objetos que fizeram parte do dia-a-dia de Zezita e Capiba, como o fogão. Um dos destaques do Espaço Capiba é a antiga sala principal da casa, onde o compositor passava a maior parte do tempo, assistindo televisão, lendo, tocando ou compondo.

"Casamos em 1960 e já no ano seguinte viemos para esta casa, onde ele morou até morrer", conta Zezita. Segundo ela, Capiba passava a maior parte do tempo dentro de casa, na sala do piano. "Lá ele tinha tudo o que precisava: televisão, jornal, tesourinha de unha e o piano. Era o canto preferido dele", conta. Era também neste espaço que o casal recebia a visita frequente de amigos como os escritores Ariano Suassuna e Maximiano Campos, o poeta Marcus Accioly, o jornalista e teatrólogo Hermilo Borba Filho, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário