1 de junho de 2013

Maria Sampaio: a lente que se propaga em luz!



Há três anos nossa querida Maria passou a mirar sua máquina fotográfica lá de cima e anotar suas impressões em suas detalhadas histórias e contos. Essa mulher maravilhosa nos legou lições de humanidade tão poucas vivenciadas nos dias de hoje... tudo seria mais fácil se todos pudessem viver do jeito que ela viveu, com seu humor e alegria, com sua sinceridade e harmonia, com seu carinho pelas pessoas e pelos animais e com seus exemplos de generosidade e desprendimento.

Foto: Carlos Albuquerque

Em 2009, Maria esteve em Recife para lançar "Estrela de Ana Brasila". À época, pedimos ao poeta e crítico literário Jaci Bezerra que escrevesse sobre livro. Jaci expressou a alma de Maria pela sensibilidade das histórias e da imaginação. Transcrevemos abaixo, o texto de Jaci Bezerra como mais uma homenagem que prestamos à nossa amiga Maria Guimarães Sampaio:


A ESTRELA DE ANA BRASILA: ROMANCE DE GENTE GRANDE

 Jaci Bezerra


Muito bom a gente encontrar e ler um livro assim, como esse de Maria Guimarães Sampaio, A Estrela de Ana Brasila, que para além dos dias idos e vividos tem o dom de nos devolver com naturalidade aquele tempo aparentemente perdido no qual continuamos a descobrir, alumbrados -  mesmo com a autora brincando de dizer que a sua é uma “estória sem  compromisso com verdade  nenhuma,”-  que livros como o seu, no mundo de hoje, mais do que  nunca falam, cantam, sonham como os homens E, por isso  mesmo, são mais do que necessários. Pois como não se aproximar de um livro como o seu, se desde o início o livro de Maria nos seduz e nos arrasta com os seus sortilégios de linguagem, as suas invenções verbais, o seu poder de fazer do verbo carne. O seu dom de criar e dar vida a coisas, lembranças, paisagens e pessoas, a exemplo de Frutuoso, Prudença, Bastião Cavalo, Estrela, Januaro, Zóio Verde e tanta gente mais que  respira e anda nas páginas do seu romance como andamos nós do lado de fora e ao longo. Tanto é assim que mesmo depois de fechado o livro os seus personagens nos acompanham.  Ou continuam vagando em nossa lembrança. Porque Maria, navegando na sua canoa como Bastião no tempo de menino, tem o dom de ressuscitar o passado, como já disse. E de emprestar ao tempo o seu espírito para reconstruí-lo plasticamente. Sob esse aspecto, do mesmo modo que os seus personagens são capazes de dar forma a objetos de cerâmica de louça como alguidares, boiões, bacias, pratos de comer – Maria, que em certa página do seu livro cria o verbo olariar, com o qual caracteriza o fazedor e o artífice de cerâmica, reconstitui plasticamente aquele tempo marcado pela miséria da escravidão. Mundo de  machos, como lembra o pintor José Cláudio, no qual as mulheres eram relegadas  à condição de coisa, ética e sexualmente.

Para onde quer que se vá, não sei se como romance ou um livro de memórias ou as duas coisas juntas, esse livro que amanhece em minhas mãos, do qual a autora delicadamente retira a pátina do tempo para revelar o esplendor daquelas coisas que ao longo da vida foram não só amadurecidas como perseguidas e conquistadas. Para isso, inclusive, valendo-se dos recursos da poesia, o que torna o seu mundooceano, circunstancialmente, uma clareira de luz capaz de deslumbrar qualquer leitor, como, por exemplo, aqueles Sinos belelem belemlão tirando o dormir de frutuoso, os olho querendo afundar, rios de riachar, canoa de canoar, como um dos ventos que nascem das mãos de frutuoso. Bastaria isso, essa intimidade com a linguagem, para revelar que Maria anda à vontade no território das formas por ela escolhida. Por isso mesmo, lançado esse, a ela outra coisa não cabe se não escrever e lançar outro livro: com a mesma força, o mesmo encanto, a mesma poesia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário