6 de março de 2010

Mostra lembra 50 anos de carreira de Roberto Carlos

Roberto Carlos e parceria artística irreparável com Maria Bethânia
Roberto Carlos empacotou pessoalmente centenas de corações de pelúcia e enviou as caixas para a Oca do Ibirapuera. Abriu seus armários e encaixotou os discos de ouro, fotos, presentes de fãs. Escolheu peças de roupa íntimas, organizou versões de músicas em todos os países em que foram lançadas, apontou os amigos que dariam depoimentos. Abriu o baú da "despensa real" e só proibiu mesmo certas coisas às quais tem notória aversão, como a cor marrom e conformações "estranhas" de objetos.
curador Marcello Dantas na frente de um dos telões. Foto: Felipe
O cantor foi um tipo de co-curador da mostra aberta no dia 05 de março, às 19h, festejando 50 anos de hegemonia na MPB – supervisionou pessoalmente cada etapa da montagem, e tem até um camarim lá dentro, montado especialmente para a visita-surpresa que fará ao local.
"O que eu não queria era fazer uma exposição apenas para fãs, que fosse algo equivalente ao caderninho dos fanáticos. Porque, se fosse para fazer isso, era só pendurar as cuecas dele ali que encheria a Oca", disse o curador da exposição, Marcelo Dantas. "Eu quis que fosse uma exposição que pudesse demonstrar o impacto de sua obra em todo mundo, do garoto de 16 anos ao executivo da Avenida Paulista, até a dona de casa. Porque Roberto é o grande denominador comum do Brasil, é o artista que desconhece barreiras de classe. 

Totalmente interativa, hi-tech, a mostra, contudo, não vai trazer grandes revelações do ponto de vista historiográfico sobre a carreira de Roberto e da Jovem Guarda. Não foram encontrados registros, por exemplo, da primeira temporada dele como cantor, aos 19 anos, numa boate do bairro de Copacabana

Por outro lado, haverá diversão de monte. Roberto não queria (detesta excluir), mas se viu obrigado a escolher dez pessoas com as quais teve uma parceria artística irreparável durante sua vida. Escolheu Tim Maia, Tom Jobim, Gal Costa, Pavarotti, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Wanderléa, Ivete Sangalo, Chitãozinho e Xororó e Hebe Camargo.


Serviço
"Exposição Roberto Carlos – 50 anos de música"
Oca, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Abertura dia 05 de março, às 19h
Até 8 de maio de 2010
Horário: de terça a domingo, das 10h às 21h
Ingressos: terças e quartas, R$ 5; de quinta a domingo, R$ 20 (meia-entrada para estudantes; maiores de 60 anos não pagam)
Informações: (11) 3079-1065

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário