4 de junho de 2011

Projeto Ocupação homenageia o cenógrafo Flávio Império

O cenógrafo e artista plástico Flávio Império é o homenageado da segunda edição neste ano do Projeto Ocupação do Itaú Cultural. A obra do artista será tema de debates, filmes e exposição de 2 de junho à 7 de julho.
Na mostra de filmes, serão exibidos Doces Bárbaros, de Jom Tob Azuley, Bixiga, a Bela Vista do Palco Brasileiro, de Inês Cardoso, Flávio Império em Tempo, de Cao Hamburger e Raimo Benedetti, O Profeta da Fome, de Maurice Capovilla e o registro do espetáculo Absurdos.
Para os seminários, o Itaú Cultural convidou o diretor teatral José Celso Martinez, o arquiteto Sérgio Ferro, a cenógrafa Cecília Cerrotti e o artista visual Paulo Von Poser.

O projeto Ocupação promove também um ateliê de serigrafia aberto ao público, onde é possível criar impressões em tecido inspiradas no trabalho de Flávio, ao som de músicas de Maria Bethânia. A produção criada no ateliê seré publicada no hotsite do evento, que será aberto em 1º de junho.

Flávio Império começou sua carreira no teatro ao criar a cenografia de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, em 1960. Foi um dos fundadores do Teatro Arena, com Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, um dos mais importantes grupos teatrais dos anos 1950 e 60. Também trabalhou no Oficina, com Zé Celso Martinez Correa. Criou a cenografia de peças importantes como Um Bonde Chamado Desejo, de Tennesse Williiams, Roda Viva, de Chico Buarque, A Falecida, de Nelson Rodrigues, Labirinto, com Walmor Chagas.

São dele, ainda, os cenários de grandes shows dos anos 70, como Pássaro da Manhã, Rosa dos Ventos e Vinte Anos de Paixão, de Maria Bethânia, e de Doces Bárbaros, com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Bethânia.

O evento marca o início da digitalização do acervo do artista e da construção de site sobre sua obra.


Serviço:
Ocupação - Flávio Império
De 2 de junho a 17 de julho
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
São Paulo - SP

Informações: (11)2168-1777
atendimento@itaucultural.org.br
twitter.com/itaucultural
facebook.com/itaucultural


Abraços,
Fã-Clube Grito de Alerta
(Site Oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)
(Siga-nos no Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário