10 de junho de 2012

Curta Metragem "Por Acaso Gullar"



"Documentário que conta a história da vida e obra do poeta e artista José Ribamar Ferreira, o Ferreira Gullar.
Nascido em São Luís do Maranhão, em 1930, Ferreira Gullar conta que primeiro quis ser pintor, e até mostra, no documentário, algumas de suas obras.
Numa de suas falas mais curiosas, Ferreira Gullar conta que seus quadros eram compostos por colagens, e que, num determinado dia, deixou separados alguns recortes e foi distraído pelo telefone. Ao voltar à mesa de trabalho, o seu gato de estimação tinha feito uma bagunça com os papéis e, sem querer, formado uma composição “interessante” que virou um dos quadros de Ferreira Gullar.
E de tanto estudar sobre arte, Ferreira Gullar tornou-se crítico de arte. No entanto, sua obra é bastante forte na literatura, em poesias que, ao longo do documentário, são declamadas por Maria Bethânia.
Os poemas de Ferreira Gullar seguem a mesma linha de suas pinturas, a plenitude, isto é, só importa o momento presente, nada mais, como nas colagens, só importam as cores.
Este é um filme para entender melhor um dos maiores poetas de todos os tempos de nosso país."

Ficha do filme
Gênero: Documentário
Diretores: Maria Rezende, Rodrigo Bittencourt
Ano: 2006
Duração: 10 min
País: Brasil
Produção: Rodrigo Bittencourt Fotografia: Pedro Cezar Roteiro: Rodrigo Bittencourt, Maria Rezende Edição de som: Mariana Barsted Montagem: Maria Rezende



Nenhum comentário:

Postar um comentário