5 de julho de 2013

Lendo Pessoa à beira-mar - Flip 2013


Cleonice Berardinelli é a mais importante estudiosa de Fernando Pessoa no Brasil e autora da segunda tese feita no mundo sobre o poeta português. Maria Bethânia tem integrado versos de Pessoa em seus espetáculos e discos há mais de quatro décadas, realizando leituras antológicas dos poemas do autor. As duas amigas, ambas  condecoradas pelo governo português com a Ordem do Desassossego, se encontram para uma sessão de leitura, hoje (05/07/13) na mesa literária "Lendo Pessoa à beira-mar". Será uma conversa e celebração em torno de um dos maiores escritores modernos.

Daniel Marenco - 13.abr.13/Folhapress
A cantora Maria Bethânia, que participa de mesa sobre Fernando Pessoa na Flip

“Amigas de longa data, uma atribui o sucesso à outra. «É por causa da Bethânia e do Pessoa. Eu entrei de bagagem», explicou uma modesta Berardinelli. «A mesa é dela. Eu sou apenas uma aprendiz e apaixonada pelo poeta», retribuiu Bethânia. Berardinelli é uma das principais investigadoras da literatura portuguesa no Brasil. É também considerada a maior especialista brasileira em Luís de Camões e Pessoa.

Bethânia fez questão de dizer que o seu conhecimento é de leiga, mas ela é também uma das maiores divulgadoras de Pessoa no Brasil. Desde 1967 recita o poeta nos seus concertos e discos.

«Os textos dele são os hits dos meus espectáculos. São tão aplaudidos quanto a canção 'Olhos nos Olhos'.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário