4 de julho de 2010

Joaquim Nabuco: brasileiro, cidadão do mundo.

No âmbito das homenagens dos 160 anos da morte, Recife está encerrando a exposição "Joaquim Nabuco: brasileiro, cidadão do mundo".

A exposição, que faz parte do ciclo de atividades previstas para o ano de Joaquim Nabuco, instituido por uma lei federal ano de 2010 como Ano Nacional Joaquim Nabuco, divide-se em três módulos, organizados em ordem cronológica e traz peças do acervo da família, da Fundação Joaquim Nabuco, do Museu Histórico Nacional e do Arquivo Nacional. Entre elas encontram-se objetos que pertenceram a Nabuco, como a caneta provavelmente usada para assinar a Lei Áurea; as primeiras edições de livros clássicos dele; fotos e correspondências com figuras ilustres do Brasil monarquista e republicano.
Um destaque a mais são os recursos multimídia, que entre outras coisas permitirão aos visitantes ouvir um discurso do abolicionista na voz do ator baiano Othon Bastos e o documento original da Lei Áurea, assinado pela Princesa Isabel.

Joaquim Nabuco nasceu no Recife em 19 de agosto de 1849 e faleceu em Washington, Estados Unidos, em 17 de janeiro de 1910. A obra de Joaquim Nabuco exerceu influência em intelectuais do porte de Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Hollanda.

No percurso da exposição os visitantes ouvirão Yáyá Massemba (RobertoMendes/Capinam) na voz de Maria Bethânia (Cd Brasileirinho).

A curadoria é da cientista política Helena Severo, com cenografia do arquiteto Chicô Gouveia e animação multimídia de Marcello Dantas. O patrocínio é do Grupo Santander Brasil e Ministério da Cultura, com apoio da Fundação Joaquim Nabuco, governo de Pernambuco e prefeituras de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Serviço
Exposição: Joaquim Nabuco: Brasileiro, Cidadão do Mundo.
Período: 30 de abril a 11 de julho de 2010
Local: Santander Cultural - Galeria Térrea (Avenida Rio Branco, 23 – bairro do Recife – Recife)
Horário: terça a quinta-feira, das 14h às 20h; sexta a domingo, das 14h às22h
Entrada franca


Fã-clube Grito de Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário