22 de julho de 2010

Maria Bethânia na missa por Amália Rodrigues.

Na Basílica da Estrela, em Lisboa, a cantora brasileira juntou-se a muitos portugueses que participaram na missa que assinala os noventa anos da rainha do fado.

Nesta terça-feira (20), foi celebrada pelo cónego Miguel Pondes e o Monsenhor Feytor Pinto a missa evocativa do 90º aniversário de Amália Rodrigues. Uma gravação do fado "Avé Maria Fadista", de Gabriel de Oliveira, interpretado por Amália, abriu a cerimônia. Ao abrir a eucaristia, o cónego recordou que Amália foi paroquiana da Lapa e que foi na Basílica que o seu corpo foi velado e saiu para o cemitério dos Prazeres. Numa missa que foi apresentada no 'espírito mariano' (de Maria, mãe de Deus), Feytor Pinto recordou episódios da vida da fadista e referiu ainda o papel de Amália como embaixadora da língua portuguesa e os poetas que cantou.

Maria Bethânia entrou na Basílica da Estrela, discreta, quando a cerimônia começou, às 20h00. Cantou, de olhos fechados, duas canções religiosas - 'Cálice bento' e 'Ave Maria', leu um texto, aplaudiu o Coro do Senhor dos Aflitos de Lousada e premiou toda a gente com o seu sorriso rasgado.

Organizada por Lili - amiga e braço-direito da diva portuguesa -, à festa não faltou nada: os atores Victor de Sousa, Elisa Lisboa e Maria José Paschoal recitaram textos da Bíblia; Rão Kyao tocou flauta e Joaquim Carneiro cantou o fado. Mas a atração da tarde foi mesmo Maria Bethânia, que Lili diz ter sido fácil de convençer a ir.
"Eu sabia que ela era devota, além de amiga, da Amália... Quando lhe disse que estava a preparar uma missa, respondeu logo que vinha. Amália deve estar feliz, lá da varanda do céu", contou Lili.


Fã-clube Grito de Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário