23 de julho de 2010

Na Casa Fernando Pessoa, Maria Bethânia recita o poeta.

A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, foi pequena para acolher as pessoas que nesta quarta-feira (21) quiseram assistir ao recital da brasileira Maria Bethânia.

Apresentando-se como "cantora popular", Maria Bethânia afirmou que Fernando Pessoa é o poeta da sua vida. 
Pessoa "é a minha tradução mais fiel", afirmou, acrescentando em seguida: "Suporta minha respiração, minha cadência e o ritmo desassossegado do meu coração."
Fernando Pessoa é "berço de cada trabalho e fonte da minha sede", disse Bethânia, que homenageou o seu professor Nestor Oliveira, na Bahia, que a ensinou, assim como o seu irmão Caetano Veloso, a ouvir poesia.

A cantora abriu o recital com "Santa Bárbara" e entre palavras suas e de poetas de lingua portuguesa, com um grande elogio aos poetas populares, foi dizendo Fernando Pessoa e outros poetas de Portugal, Brasil e dos países lusófonos da África.
Cantando e dizendo poemas, Maria Bethânia foi atentamente ouvida pelas centenas de pessoas que estavam na sala onde apresentava o recital.

Maria Bethânia afirmou a sua satisfação por estar na Casa Fernando Pessoa e o agradecimento por ter recebido a quatro meses, a Ordem do Desassossego, uma condecoração criada por esta esta instituição camarária.

Veja um trecho do recital:
A diretora da Casa, Inês Pedrosa justificou a distinção pelo empenho da cantora na divulgação de Pessoa. Bethânia recordou que "são 39 anos a cantar" o poeta.  
Inês agradeceu a "generosidade" da cantora, que, desta forma, quis retribuir o fato de ter sido distinguida com a Ordem do Desassossego.
A cantora reconheceu que dizer poesia, hoje em dia, "neste mundo de corre-corre", é "um desafio", mas também "uma ideia que comove e atrai".


Fã-clube Grito de Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário