23 de maio de 2010

Projeto Cultural Música.Doc homenageiam os Doces Bárbaros

Acontecerá entre os dias 04 e 05 de junho no Teatro ICBA, o projeto cultural Música.Doc/Bahia.


Evento produzido pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia(UFBA), o projeto conta com a iniciativa dos estudantes de Produção em Comunicação e Cultura. O Música.Doc/Bahia combina música e documentário e traz uma homenagem aos "Novos Baianos" e "Doces Bárbaros"
O projeto terá a exibição dos filmes "Novos Baianos F.C" e "Os Doces Bárbaros", seguido de bate-papo com os seus realizadores, Solano Ribeiro e Jom Tob Azulay. Depois é a vez da música. As bandas Neologia e Velotroz, em shows acústicos, farão releituras das bandas homenageadas, contando ainda com a participação do DJ Camilo Fróes.

Os Novos Baianos  
Grupo formado por Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Galvão, Jorginho, Baixinho, Bolacha e Baby Consuelo. Estreou em 1968, a banda de rock n' roll e MPB misturou de tudo durante seus 10 anos de carreira, de afoxé a bossa nova. Seu álbum de estréia "É Ferro na boneca" foi lançado em 1969, e predominava o rock como gênero musical, mas com a mudança do grupo para o Rio de Janeiro em 1971 e influência de cantores como João Gilberto, o grupo passou a seguir uma nova linha musical, a MPB.
No ano seguinte os "Novos Baianos" se mudaram para um sítio no interior do Rio de Janeiro e passaram a viver em comunidade, assim o álbum "Acabou Chorare" foi lançado e com a sua mistura de instrumentos acabou influenciando uma nova geração de músicos e artistas. Em outubro de 2009 ele foi eleito pela revista "Rolling Stone" o maior disco da história da música brasileira

O grupo se desfez em 1978, mas todos os seus integrantes seguiram uma carreira solo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novos_Baianos
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/novos-baianos

Doces Bárbaros
Quarteto formado por Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil formado nos anos 70 e que se destacou por reunir grandes nomes da MPB. O grupo surgiu para comemorar os 10 anos de carreira solo dos seus componentes e estreou com um show no Anhembi (SP) em 1976. O grupo saiu em turnê e chegou ao Canecão(RJ) onde ficou por dois meses, batendo recordes de público na época.
Teve um único LP lançado "Doces Bárbaros ao vivo", que incluía canções como "Fé cega, faca amolada" de Milton Nascimento e "Chuckberry fields forever" de Gilberto Gil.
Um documentário foi lançado também onde mostrava tudo que aconteceu na turnê de 1976.

O grupo se reuniu em 2002 para um show na praia de Copacabana onde cantou seus antigos sucessos assim como novas músicas de seus integrantes.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doces_B%C3%A1rbaros
http://www.dicionariompb.com.br/doces-barbaros/dados-artisticos

Veja Programação completa:
O Teatro ICBA-Salvador fica no endereço:
Av. Sete de Setembro, s/n
Salvador - BA 
Fone: (71) 3337-0120
 

Fã-clube Grito de Alerta
orkut.com/Community.aspx?cmm=2150049 

Nenhum comentário:

Postar um comentário